terça-feira, 3 de junho de 2008

A Origem da Chuva

Já todos se perguntaram porque chove. Já todos leram inúmeras respostas tais como a água evapora-se e vai para o céu caindo depois, é o S. Pedro que está zangado e manda chover ou que são os anjinhos que estão a limpar o chão do salão para dar uma festa.
A primeira teoria consiste em que o calor faz com que a água se evapora para a atmosfera, depois arrefece e condensasse , transformando-se em gotas de água formando nuvens. Depois as gotas são transportadas por correntes ascendentes e caem em relação ao ar que sobe. Claro que este conceito está errado. Já toda a gente viu vapor água e ninguém viu esse vapor voar, e duvido muito que durante tantos milhões de anos a água tenha feito isso pela calada sem nunca ser apanhada. Outra razão é que se fosse assim no verão a chuva quando caísse cheiraria a suor, porque nessa época os animais, incluindo vocês, suam muito mais, não só pelo calor mas porque também decidem fazer mais exercício. Se a água voasse então os aviões eram feitos de água e largavam-na quando fossem aterrar. Parece-me que já alguém teria feito um avião de água em vez de materiais pesados, poupando assim tanto no preço dos materiais como no combustível, porque mesmo sendo preciso aquecer a água para esta voar seria mais fácil que levantar cerca de 30 toneladas. Assim se vê que esta teoria está errada.
A teoria de S. Pedro também está errada por uma simples razão. S. Pedro não está autorizado para tal e isso garanto eu. Não que os deuses precisem de água, como sabem só bebemos vinho, e do bom.
Quanto à história que os anjos decidiram dar uma festa há muitos anos atrás e que Séfaro, um anjo alto e forte, lavava com uma mangueira a Lua e que usou tanta água que acabou por escorrer para a Terra em forma de gotinhas e, como os humanos gostaram, agora sempre que os anjos fazem uma festa manda chuva cá para baixo também é mentira. Digo mesmo um absurdo autentico. Mas vocês acham que eu sou o Hugo Chávez?, o presidente da Venezuela? Aqui os anjos trabalham 16 horas diárias, sem sábados, domingos ou feriados e as 8 horas que lhes dou e para dormirem. Acham que eles têm disposição de dar festas? E já agora, vocês gostaram da chuva? Mas estariam drogados ou que? Como vêm esta teoria não tem ponta por onde se pegue.
Agora a verdade. A chuva é resultado da vindima de uma aguardente que os deuses fazem, pisamos as nuvens (como fruto, há umas que parecem nuvens mas são cotão, é o que dá não aspirar muitas vezes o chão) e os salpicos que saltam para fora do sítio onde fazemos a vindima cai sobre vocês, por vezes quando a colheita é boa deitamos também um pouco desta aguardente dos deuses para vocês. Quem é amigo quem? Só não percebo porque lhe chamam chuva ácida, fiquem sabendo que é aguardente da boa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oh meu deus.. A questão é:

Saiste dum manicómio ou era uma grande besana? :o